
29/07/2025
O Valor Econômico e Pequenas Empresas & Grandes Negócios estão lançando o prêmio Médias de Valor. A iniciativa irá reconhecer e valorizar o papel estratégico das empresas de médio porte no desenvolvimento econômico e social do Brasil. O prêmio conta com pesquisa da Fundação Dom Cabral (FDC) e é apresentado por Itaú Empresas.
Esta é a primeira de diversas ações de Valor e PEGN voltadas para as médias empresas, negócios estruturalmente mais complexos do que as micro e as pequenas, mas com recursos diferentes dos que as grandes têm. O jornal e a revista passam agora a fazer uma cobertura mais ampla do tema. “As médias empresas têm importância estratégica para a economia nacional. Com essa iniciativa, queremos dar a elas o protagonismo que merecem e estimular um ambiente mais favorável ao seu crescimento”, afirma Maria Fernanda Delmas, diretora de redação do Valor.
Negócios de médio porte representam uma fatia expressiva do tecido produtivo nacional. Compõem 0,89% do total de negócios no país, mas respondem por 19% dos empregos na iniciativa privada e por 25% da massa salarial, de acordo com a FDC. Grande parte — 70,9% — desses negócios são do tipo familiar.
Apesar disso, há uma enorme carência de iniciativas para esse segmento. Essas empresas são grandes demais para se beneficiar de programas voltados às pequenas, mas ainda não contam com a robustez das grandes corporações para navegar por ambientes empresariais e financeiros complexos.
Ao identificar e divulgar casos de excelência, o “Médias de Valor” busca também inspirar outras organizações em estágio semelhante de crescimento a elevar seus padrões de gestão. “São empresas ‘de dono’, muitas vezes familiares, que estão passando por processos de sucessão e amadurecimento. Valorizar essas histórias é reconhecer a força do empreendedorismo brasileiro”, afirma Mariana Iwakura, editora-chefe de PEGN.
Poderão participar do prêmio “Médias de Valor" empresas com receita líquida entre R$ 15 milhões e R$ 500 milhões no exercício social encerrado em 2024, que não pertençam a grupos econômicos e que tenham fins lucrativos. A página de inscrições será lançada nos próximos dias e divulgada amplamente no Valor e em PEGN.
Serão quatro critérios de avaliação: liderança (quem toma as decisões, práticas de governança corporativa, gestão e retenção de pessoas), estratégia (adaptabilidade ao ambiente de negócios, grau de inovação e transformação digital, sustentabilidade), processos (gestão comercial, financeira e de marketing; administração da cadeia de valor) e resultados (entrega superior para clientes, pessoas e sociedade; crescimento e desempenho).
As empresas inscritas serão divididas por faixas de receita líquida e avaliadas de acordo com a maturidade esperada para seu estágio de desenvolvimento. O grupo de finalistas passará pelo crivo de especialistas convidados pela Editora Globo.
Os 20 negócios vencedores serão revelados em dezembro de 2025, durante um evento que reunirá representantes das empresas vencedoras e líderes do setor empresarial. Os destaques da pesquisa serão retratados em reportagens especiais no Valor Econômico e em PEGN.
A participação representa uma oportunidade para as médias empresas se posicionarem como referências em gestão, ampliarem sua visibilidade e fortalecerem conexões com agentes do ecossistema econômico.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios